Bem vindos.....
"...O InfoBlog, como o próprio nome já diz, será direcionado a Informática, tecnologias, programas e celulares, toda semana espero conseguir colocar tudo o que há de novidades pra vcs leitores, que não é pouca coisa, e também colocar tópicos de ajuda, a usuários de informática, como dicas, como comprar o melhor equipamento e como instalar um programa ou anti-virus..."
Até mais.....
Até mais.....
Microsoft prepara substituto para o IE
SÃO PAULO – A Microsoft está trabalhando num navegador que substituirá o Internet Explorer, que tem o nome de Gazelle.O principal apelo do browser será a segurança. Para isso, ele será concebido como um sistema operacional, para poder comandar as funções proteção de maneira independente ao computador.“O protótipo em execução e avaliação indica que um browser rodando como sistema operacional gera uma melhora significativa na segurança e compatibilidade”, diz o site de pesquisas da Microsoft.Com o anúncio, a empresa de Steve Ballmer tentará estancar as perdas de participação para outros navegadores, como o Firefox, da Fundação Mozilla, e o Chrome, do rival Google. O apelo da segurança é uma forma de diminuir o estigma de que o IE é um browser mais propenso a ataques de criminosos virtuais.Por enquanto, a Microsoft não informou datas de quando o Gazelle estará disponível aos internautas.
Vamos ver em detalhes como fazer a instalação do produto no Windows Server 2008 e 2008 R2. Antes de entrarmos na instalação, aqui vão alguns detalhes sobre a instalação que podem salvar uns bons minutos de pesquisa na internet:
- IPv6 pode ser desabilitado no Windows Server 20008, utilizando este KB: ; Fazendo este procedimento você pode evitar erros de subir o Hub Transport e também com o Outlook Anywhere
- IPv6 no Windows Server 2008 R2 não precisa ser mexido, todos os erros mencionados acima não se aplicam nesta versão do sistema operacional
- Active Directory é essencial para o Exchange Server, então valide o DNS primário acesso ao AD
- Planejamento é a maior parte de qualquer projeto, então planeje, faça laboratório e depois implemente. Não coloque o CD no drive e saia instalando sem um bom teste e validação do mesmo, senão a sua experiência com o produto pode ser prejudicada.
- Edge Server fica em uma DMZ
- CAS Server não foi feito para ficar na DMZ
- Exchange utiliza Sites do AD para roteamento de mensagens; se tiveres múltiplos sites valide que a estrutura de sites está configurada corretamente
- Para instalar o primeiro Exchange Server é necessário estender o Schema do domínio para isto o Schema Master precisa estar ativo e acessível, o usuário que está rodando a instalação precisa ser membro do grupo Schema Admins e a funcionalidade RSAT-ADDS precisa estar instalada no Exchange Server 2010
- Exchange Server 2010 é somente x64 não existe mais a possibilidade de estender o Schema através de uma versão 32 bits
- Instalando os pré-requisitos do sistema operacional para suportar o Exchange Server 2010
- Habilitar o serviço Net TCP Port Sharing
- Instalar o Filter Pack para as regras de Hub e Mailbox
Instalando os pré-requisitos do Sistema Operacional
Windows Server 2008
No Windows Server 2008 podemos utilizar os arquivos .XML que podem ser encontrados no diretório scripts, como mostrado abaixo:
Independente das regras, instale primeiro o exchange-base.xml e depois instale os outros arquivos necessários. Digamos que desejamos instalar os pré-requisitos para uma instalação de um único servidor com as 3 (três) roles, os passos seriam os seguintes:
ServerManagerCMD -ip exchange-base.xmlNota: Se aparecer texto amarelo de warning, como mostrado na figura abaixo é necessário reiniciar e depois continuar o processo.- ServerManagerCMD -ip exchange-typical.xml
Windows Server 2008 R2
O Windows Server 2008 R2 aceita ainda o ServerManagerCMD como vimos anteriormente, mas o mesmo está desenfatizado. A Microsoft recomenda para o Windows Server 2008 R2 e futuras versões para usar o PowerShell.
Podemos estar utilizando o Add-WindowsFeature, Remove-WindowsFeature e Get-WindowsFeature para gerenciar as regras do servidor e com isto conseguimos adicionar as roles através do PowerShell.
Para adicionar os pré-requisitos para o Hub Transport, podemos utilizar o seguinte cmdlet:
Hub TransportAdd-WindowsFeature NET-Framework,RSAT-ADDS,Web-Server,Web-Basic-Auth,Web-Windows-Auth,Web-Metabase,Web-Net-Ext,Web-Lgcy-Mgmt-Console,WAS-Process-Model,RSAT-Web-Server -Restart
Client Access ServerAdd-WindowsFeature NET-Framework,RSAT-ADDS,Web-Server,Web-Basic-Auth,Web-Windows-Auth,Web-Metabase,Web-Net-Ext,Web-Lgcy-Mgmt-Console,WAS-Process-Model,RSAT-Web-Server,Web-ISAPI-Ext,Web-Digest-Auth,Web-Dyn-Compression,NET-HTTP-Activation,RPC-Over-HTTP-Proxy -Restart
MailboxAdd-WindowsFeature NET-Framework,RSAT-ADDS,Web-Server,Web-Basic-Auth,Web-Windows-Auth,Web-Metabase,Web-Net-Ext,Web-Lgcy-Mgmt-Console,WAS-Process-Model,RSAT-Web-Server
Unified MessagingAdd-WindowsFeature NET-Framework,RSAT-ADDS,Web-Server,Web-Basic-Auth,Web-Windows-Auth,Web-Metabase,Web-Net-Ext,Web-Lgcy-Mgmt-Console,WAS-Process-Model,RSAT-Web-Server,Desktop-Experience
EdgeAdd-WindowsFeature NET-Framework,RSAT-ADDS,ADLDS
CAS/Hub/MailboxAdd-WindowsFeature NET-Framework,RSAT-ADDS,Web-Server,Web-Basic-Auth,Web-Windows-Auth,Web-Metabase,Web-Net-Ext,Web-Lgcy-Mgmt-Console,WAS-Process-Model,RSAT-Web-Server,Web-ISAPI-Ext,Web-Digest-Auth,Web-Dyn-Compression,NET-HTTP-Activation,RPC-Over-HTTP-ProxyEm ordem de facilitar o processo, acabamos criando um script em PowerShell para ajudar o administrador a instalar os pre-requisitos com apenas um script. Você pode baixar o script do seguinte endereço:http://msmvps.com/media/p/1739558/download.aspx. E então renomeie para .ps1 o arquivo e execute o mesmo através do PowerShell digitando ./Ex2010-prerequisites.ps1. Basicamente, você terá as opções para instalar os pré-requisitos baseado nas regras e além disso você tem a opção 9 que permite habilitar um serviço requerido pela instalação (vamos ver isto na próxima seção) e também a URL para baixar e instalar o Microsoft Filter Pack que é necessário (não requerido mas uma boa prática ter o mesmo) para as regras de Mailbox e Hub Transport.
Nota: após a instalação reinicie o servidor, se tiver usando o script, basta digitar 13 :)
Instalando o Filter Pack e habilitando o TCP Net Port Sharing


Instalando o Exchange Server 2010...











Nota: Se instalarmos o Exchange Server 2010 e não tivermos o 2007 não é suportado fazer downgrade de versão (ou seja, voltar para 2003/2007).
Nota #2 : Qualquer requisito que estiver faltando vai ser mostrado nesta tela e geralmente acompanhando de um link com o processo que deve ser executado.

Testes inicias ao final da instalação...
- Analisar o setup log da instalação do produto como mostramos na tela anterior
- Olhar o Event Viewer e validar se existe algum erro crítico ou algo do gênero
- Rodar o Test-ServiceHealth no Exchange Management Console para validar se todas as regras estão com os serviços iniciados
Conclusão
Assinar:
Postar comentários (Atom)



0 comentários:
Postar um comentário